quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Lenda de Odemira

Várias lendas têm surgido mas, a mais conhecida é esta:

Vivia no castelo um alcaide mouro e a sua família.Um dia estando o alcaide a olhar para a paisagem à volta do castelo, chamou a sua filha, dizendo:

-Ode, mira!

Ode em árabe significa rio e daí, mais tarde ter surgido o nome de Odemira.



LENDA DO PEGO DAS PIAS

Conta a lenda que um lavrador tinha uma filha, que era a menina dos seus olhos. Certo dia a filha adoeceu gravemente.O pai, como a filha era a melhor coisa na sua vida, prometeu a um Santo uma junta de bois e uma grade de ouro se a filha ficasse boa.A filha curou-se, mas o lavrador não pagou o que tinha prometido.Como a sua filha tinha o hábito de ir beber água no Pego das Pias, que era também onde os bois iam beber, a filha do lavrador ficou encantada.Só quem for capaz de segurar a grade de ouro e os bois que vêm ao cimo da água, na manhã de S. João, poderá desencantar a filha do lavrador.Dizem que muita gente já viu a grade e os bois, mas nunca ninguém conseguiu segurá-los.

O Concelho de Odemira, com a área total de 1 727,36 km2, o maior do País, é constituído por 17 freguesias, com cerca de 30 000 habitantes, dispersos pelas suas 4 vilas e cerca de 70 outras localidades, situa-se no extremo sul do Baixo Alentejo Litoral.

Odemira é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Beja, região do Alentejo e subregião do Alentejo Litoral, com cerca de 5 900 habitantes.

É sede do maior município português, com 1 719,73 km² de área e 26 106 habitantes (2001), subdividido em 17 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Sines e Santiago do Cacém, a leste por Ourique, a sueste por Silves, a sul por Monchique e Aljezur e a oeste tem litoral no oceano Atlântico.



Fontes: Odemiropedia .

0 Comments: